quinta-feira, 17 de novembro de 2005

fui deixado nas campinas
cercado por felinos mansos e ferozes
que me rodeavam com suas garras e seus caninos
fui forte enquanto pude me manter suspenso no ar
mas o ar é leve e incerto demais
o ar é instável demais para me manter suspenso e salvo
dos felinos de garras e caninos ferozes
dos felinos de ares mansos
mas ferozes
sou fraco mas fui forte enquanto pude
e sou forte por não ser fortaleza como o ar
o ar arrastava meu cheiro para as narinas felinas
elas me rodeavam
me olhavam
me desdenhavam sabendo que estava ali
estive sem pés e sem pique para correr
e sem asas para voar como sempre estive
vivi momentos felizes com os caninos ferozes que me rodeavam
mas no chão já não pude mais correr
perdi o fascínio
sentei na campina para aguardar meu fim
enquanto as garras cravaram a terra
como quem crava a mente em busca de soluções
errei em muita coisa
tive muitos problemas e errei muitas soluções
mas as unhas empestadas de terra e de pequenas partículas
viram no horizonte que fugia de mim soluções melhores
estou só em mim
sem felinos estou só
sentei só na campina e ali fiquei só e deitei
olhando para o céu abracei a terra e a campina
dei de costas com o peito para o céu e vi estrelas de formigas
as partículas e a terra no rosto do meu cabelo
o céu nas retinas da minha nuca
eu, só

7 comentários:

Anônimo disse...

De que adianta flutuar, viver em outro plano? Ser forte não é saber voar, mas conseguir sobreviver no meio dos felinos. Você foi forte ao se entregar a luta, e não ao se manter longe dela.

João Pedro disse...

Também não há saída, há? A vida é isso aí, é você e os outros, que te atordoam todo tempo - é esse atordoamento que tentei mostrar com a repetição do som do "i" em "campina", "felino", "canino", esse in, in, in, é meio atordoante, não é? Então quando você coloca os pés no chão e olha para dentro, e pára de olhar os outros, você se encontra, encontra a natureza, que não é o que o que você vê, mas o que você é.

Anônimo disse...

Concordo com vc. A vida é a relação com os outros, e pode ser um verdadeiro tormento mesmo. Mas, paradoxalmente e quem sabe de forma aliviadora, a luta é interna e não contra as pessoas. Talvez seja necessário olhar para fora como resultado de um reflexo da visão do interior, e isso não depende de mais ninguém. Independência, afinal - um alívio.

Marco disse...

Uma questão: como fica a história do "no man is an island"?

João Pedro disse...

acho que não existe isso. ao entrar em você, na verdade, você acaba entrando em contato com a essência do universo. porque você é o universo, e vice-versa.

João Pedro disse...

mas entrar em contato com vc não significa negar o externo, significa hamornizá-lo com o que vc é e quer.

Marco disse...

A foto! Legal.
Harmonia, disse tudo.
Concordo integralmente.